Paróquia de São Vicente de Paulo

Curso Bíblico: Gênesis – 17ª Semana

PARÓQUIA DE SÃO VICENTE DE PAULO

3ª URGÊNCIA DA AÇÃO EVANGELIZADORA

IGREJA, LUGAR DE ANIMAÇÃO BÍBLICA E VIDA PASTORAL

ESTUDO BÍBLICO CAPÍTULO POR CAPÍTULO

 

Objetivo – Fazer com que as nossas comunidades leiam, conheçam e ponham em prática a palavra de Deus.

 

GÊNESIS - 23,1-20 – FOLHETO 17

 

INTRODUÇÃO – Continuamos com entusiasmo, logo na introdução desse folheto, a oferecer aos nossos leitores estudantes da teologia bíblica o que vem ser a Bíblia essa grande carta de amor que Deus enviou à humanidade.

 

Primeiro de tudo, a Bíblia Sagrada tem alguns nomes importantes que é necessário conhecer.

 

ESCRITURAS – é a expressão que a própria Bíblia usa para se auto definir. Como sinônimos são usados também as expressões: Santas Letras (cf. Tm 3,15), Livro Sacro (cf. 2Ml. 5,32) e Livros Santos (1 Ml.12,9) .

 

BÍBLIA - É o nome mais usado por todas as línguas. Esse termo foi usado pela primeira vez por São João Crisóstomo (407dc), para indicar os livros sagrados.”Bíblia” é uma palavra grega, plural de “Biblion” (livrinho). Na realidade a Bíblia é um único volume, formado por 73 livros de tamanhos diferentes escritos por diversos autores ao longo de muitos séculos.

 

Os 73 livros da Bíblia estão agrupados em duas grandes partes: o Antigo Testamento, com 46 livros escritos antes de Cristo; O Novo Testamento com 27 livros redigidos depois de Cristo.

 

A palavra Testamento não deve ser entendida no sentido jurídico atual, isto é, o documento com as últimas disposições de uma pessoa antes de morrer. Testamento é a tradição latina, da palavra hebraica: Pacto, Aliança.

 

O Antigo Testamento contém os livros que se referem à antiga aliança que Deus fez, primeiro com Adão, depois com Noé, Abraão e sobretudo com Moisés.

 

O Novo Testamento contém os livros que se referem à aliança nova e definitiva, feita por meio de Jesus Cristo.

 

ESTUDO DO GÊNESIS 23,1-20 (leiam o texto)

 

MORTE E SEPULTURA DE SARA

 

Este capítulo ressalta que a promessa da terra começa a tornar-se realidade: ao comprar o terreno da Macpela, Abraão tem, pelo menos, um lugar pra enterrar seus mortos. É o primeiro pedaço de chão dos antepassados de Israel na terra de Canaã.

 

O ambiente de toda a narração sobre Abraão é o país de Canaã, terra na qual foram erigidos altares, realizados ritos, que incluem a invocação do nome de Deus. Foi também em Canaã que Abraão foi convidado pelo mesmo Deus a lançar um olhar de norte a sul, do Oriente ao Ocidente, com uma maneira de “possuir” o território. Entretanto, apesar de tudo isso, nada ainda tinha sido dito sobre Abraão ter alguma propriedade em Cananeia.

 

Agora sim, a morte de Sara obriga o patriarca oficializar, mediante um negócio estritamente legal, a compra de um pedaço de terra para sepultar os restos mortais de sua esposa. Era sinal de maldição não ter nem mesmo um lugar onde pudessem repousar os restos mortais de uma pessoa. O texto deixa transparecer, com clareza, a maneira oriental de realizar os negócios de compra e venda, assim como o lugar: na porta da cidade, reforçou-se, além disso, o caráter estrangeiro de Abraão e de sua atitude de adequar-se aos usos e costumes do lugar. A compra do campo no qual existe uma gruta, realiza-se com vistas à própria sepultura do patriarca e outros mais de sua descendência Isaac, Rebeca, Lia e Jacó. Esse negócio de Abraão poderia antecipar, de certa maneira, a posterior conquista e posse do território completo de Canaã – desde Dã até Bersabeia – que, apesar de estar “prometido”, tem que ser conquistado pela força. A tradição sobre a compra desse campo e o fato de que alí tenham sido sepultados os patriarcas e as matriarcas de Israel retoma um grande valor na época da

 

conquista, mas muito especialmente na época da monarquia. Recorde-se que é justamente em Hebron que começam a governar os dois primeiros reis de Israel, ao lado dos antepassados, até que Davi conquiste Jerusalém e a transforme no centro administrativo religioso, e, finalmente, cidade de Deus e capital do Reino.

 

O sepulcro dos patriarcas e matriarcas foi até o século passado (século XX) um lugar comum de veneração para judeus e árabes, até que começaram as lutas violentas de reivindicação de um e outro povo, do direito de honrar ali os seus antepassados. Desde então, e contra toda a lógica, cada ramo semita tem em Hebron grandes túmulos vazios, é evidente, com idêntico valor israelitas e ismaelitas.

 

EXERCÍCIO

 

1 Cite alguns nomes referentes à Bíblia sagrada

 

2 O que significa testamento na Bíblia?

 

3 Quem primeiro usou o termo Bíblia?

 

4 Quantos livros tem a Bíblia?

 

A.T - N.T -

 

5 O que ressalta Gênesis 23?

 

6 Qual o ambiente de toda a narração sobre Abraão?

 

7 Quantos anos tinha Sara e onde morreu?

 

8 Qual o significado?

 

1 – CARIAT ARBE

 

2 - EFRON

 

3 - MACPELA

 

4 - MAMBRÉ

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DE APROFUNDAMENTO

 

● Bíblia de Jerusalém

 

● Storniolo, Ivo – Balancin E., Como ler o Livro do Gênesis, São Paulo: Paulus 1991

 

● Bergant, D. – Karris.R, The Collegeville Bible Commentary.Minnesota: EUA - 1989

 

●Deisseler, Alfons., O anúncio do Antigo Testamento, São Paulo: Paulus 1984

 

●Ravasi, Gianfranco., A narrativa do Céu – As histórias, as ideias e os personagens do Antigo Testamento, São Paulo: Paulinas 1999

 

●Bright, John., História de Israel, São Paulo: Paulus 2000

 

●Pierre, Grelet., Homme qui es tu ? Les onze premiers chapitres de la Génèse, Paris; Cerf 1973.

 

●Drolet, Gilles., Compredre l’Ancien Testament, Canadá 2006

 

●São Gerônimo., Antigo Testamento, São Paulo: Paulus 2011

 

●Anotações do Pe. Neto

 

ELABORAÇÃO – Pe. Raimundo Nonato de Oliveira Neto – Pároco da Paróquia de São Vicente de Paulo e Especialista em Teologia Bíblica pela Union Theological Seminary, Nova York– E.U.A - 1993 e pelo Centro Biblico Verbo – São Paulo – 2007 -2008.

Mensagem

...Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo...

Eventos