Paróquia de São Vicente de Paulo

Festa - BATISMO DO SENHOR


O Batismo do Senhor Jesus é apresentado por todos os evangelhos sinóticos: Mateus, Marcos e Lucas embora com nuances diversas. O batismo de Jesus é apresentado através deles como ação programática de Jesus.

O texto de hoje é o de Lucas (3,15-16.21-22). No evangelho de Lucas, Jesus é apresentado como Messias – Servo da humanidade. Jesus era batizado enquanto rezava. Jesus recebeu sua missão na oração. O evangelho não afirma que o Espírito Santo desceu sobre ele no momento em que foi batizado, e sim depois, enquanto rezava. Jesus é o homem da oração.

O evangelho nos diz que, enquanto Jesus rezava, o céu se abriu. Vemos, nesse sinal, a resposta de Deus à esperança do povo. Faz lembrar Isaias 63 – “oxalá rasgassem os céus e Deus descesse até nós”. Diante de Deus até as montanhas se derreteriam. E a resposta de Deus é tão forte e sentida que o Espírito desce sobre Jesus em forma visível, como pomba.

O centro do evangelho desse domingo está na descida do Espírito Santo sobre Jesus e na proclamação feita pelo Pai. Jesus assume a missão de ser o servo que, investido pelo espírito de Deus, promoverá o direito entre as nações.

Na festa do Batismo de Jesus, somos convidados a reviver também o nosso batismo: momento em que recebemos o Espírito Santo, fomos incorporados na comunidade cristã e ganhamos o título de testemunhas do Evangelho, da fé, da esperança e do amor . O batismo age em nós como força centrifuga, isto é, como força que, do centro, nos empurra para a periferia, para os espaços abertos, ao encontro dos outros, com quem iremos formar uma única família, unida na mesma fé e no mesmo amor.

O batismo separa-nos de nós mesmos, de nosso egoísmo e nos põe a serviço do reino de Deus. Ele é o único da nossa salvação, inicio da vida da fé. Vivamos com alegria, fé e compromisso o nosso batismo.

Pe. Raimundo Neto
Pároco de São Vicente

Mensagem

...Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo...

Eventos