Paróquia de São Vicente de Paulo

11,8 milhões de fiéis em 2013, Santuário de Aparecida bate recorde

 

bateu o recorde histórico de visitantes em 2013 com 11.856 milhões de romeiros - são 742 mil peregrinos a mais do  que o contabilizado no ano anterior. O movimento foi impulsionado principalmente pela visita do Papa Francisco, em julho, e durante a semana missionária, evento que antecedeu a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro (RJ).

Desde 2007, ocasião da visita do Papa Emérito Bento XVI, o Santuário Nacional registra, consecutivamente, recorde anual de público. Em 10 anos, o aumento foi de 69,2% - em 2003 o local recebeu pouco mais de 7 milhões de devotos.

 De acordo com a administração da Basílica, o maior movimento no ano passado foi  no segundo semestre, com 7,1 milhões do total de visitantes.

Setembro, o mês que antecede os festejos em homenagem à Nossa Senhora Aparecida, foi o que registrou maior número de visitantes. Normalmente, os católicos vão ao templo neste mês para evitar a lotação em outubro, mês dedicado à Padroeira do Brasil.

Movimento
Depois de setembro, dezembro e novembro tiveram o maior público em 2013. Os visitantes no ano passado são de ao menos cinco nacionalidades. O dia de maior movimento no Santuário Nacional no ano passado foi o feriado de 7 de setembro, com 179.693 fiéis. O dia 15 de setembro registrou 173 mil pessoas e 24 de novembro contabilizou 171 mil devotos,no segundo e terceiro maiores públicos do ano na Basílica, respectivamente.

O público nestas datas foi maior, por exemplo, que o contabilizado na visita do Papa Francisco,  ocasião em que 150 mil fiéis foram a Aparecida na primeira missa pública do Santo Padre desde o início do pontificado, em março. Na semana missionária, entre os dias 16 e 21 de julho, o templo acolheu 231.203 católicos.

Economia
Com a economia girando em torno do turismo religioso, o comércio de Aparecida registrou em 2013 crescimento entre 8% e 10%, segundo o Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sinhores),  de Aparecida.

Segundo o presidente da entidade, Ernesto Elache, na época considerada de baixa temporada - três primeiros meses do ano - o movimento é de cerca de 80 mil turistas por fim de semana. "Em qual cidade do país temos um movimento deste na baixa temporada? Realmente a fé é o maior convite que uma cidade pode oferecer aos seus turistas", disse ao G1. No segundo semestre, a média de público por fim de semana varia de 150 a 180 mil romeiros.

Mensagem

...Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo...

Eventos