Paróquia de São Vicente de Paulo

A Rede Eclesial Pan-Amazônica amplia suas articulações na região

 

 

O cardeal dom Cláudio Hummes, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam), Maurício Lopez, Secretário Executivo da Rede e padre Alfredo Ferro, membro do Comitê da Repam estão visitando a Colômbia e a Conferência Episcopal da Venezuela, de 6 a 9 de julho, numa agenda que busca ampliar a articulação em rede da Igreja na região da Pan-Amazônia.

 

Em Bogotá, na Colômbia, o cardeal e a equipe da Repam visitaram a Universidade Javeriana, a Conferência Latino-Americana e Caribenha de Religiosos (as) e a Cáritas (organizações co-fundadoras da Repam), bispos e a comunidade de religiosos jesuítas daquele país. “Há cada vez mais empenho da parte dos jesuítas em relação à Repam, o que dá uma esperança muito grande de que na Colômbia a rede encontre essa acolhida”, disse.

 

Um dos objetivos da visita é apresentar a Repam, torná-la conhecida e implantá-la nestes países. Na ocasião, dom Cláudio vai encontrar-se também com arcebispos e bispos da Venezuela, reunidos em Assembleia, e com a equipe que está à frente da Repam daquele país. Dom Claudio vê boas perspectivas de articulação com o país vizinho. “Os bispos da Venezuela estão muito esperançosos de se integrar neste trabalho amplo da Igreja na Pan-Amazônica”, disse.

 

Os diálogos que permearão os encontros têm como tema o “cuidado com a casa comum”, os horizontes da REDE e o compromisso com os povos indígenas da Pan-Amazônia. Dom Cláudio, padre Alfredo e Maurício participarão na Universidade Católica Andrés Bello de Guayana, na Venezuela, de um debate sobre as temáticas pertinentes à Pan-Amazônia.

 

A Rede Eclesial Pan-Amazônica, fundada oficialmente em setembro de 2014 durante encontro realizado na sede das Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasília/DF, luta em defesa da sabedoria ancestral dos povos originários, de seus territórios e pelo direito a uma “participação efetiva nas decisões” que dizem respeito à sua vida e ao seu futuro. Também reconhece e valoriza sua espiritualidade na relação com a criação. Além do Brasil, fazem parte da Pan-Amazônia a Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Suriname, Peru e Venezuela.

 

Mensagem

...Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.

Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo...

Eventos