Histórico

Desmembrada da Paróquia da Piedade, a Paróquia de São Vicente de Paulo foi criada pelo Arcebispo de Fortaleza Dom José de Medeiros Delgado, que sentiu a imperiosa necessidade de atender espiritualmente os habitantes do Bairro do Dionísio Torres, que se expandia aceleradamente. No coração do bairro residiam (e ainda residem) as Filhas da Caridade, cuja capela, na Av. Desembargador Moreira, oferecia aos fieis a oportunidade de participarem das celebrações, presididas pelos diretores espirituais das Irmãs e, muitas vezes, pelos jesuítas residentes no vizinho Colégio Santo Inácio. Dom Miguel Fenelon Câmara, Bispo Auxiliar, dirigiu-se à Ir. Cals, então Visitadora das Filhas da Caridade, pedindo-lhe a cessão temporária da capela, a fim de que a paróquia recém criada tivesse aí, a sua matriz.

Dotadas de ilimitada benevolência, as Irmãs cederam, não somente o templo, mas todo o material litúrgico, vasos sagrados e material de apoio de que a capela dispunha. Em 27 de Março de 1971, foi erigida a Paróquia de São Vicente de Paulo e nomeado o primeiro Pároco, na pessoa do Pe. Antônio Souto Ribeiro da Silva. Sucederam-lhe os Párocos: Pe. Francisco Benedito de Albuquerque, Pe. Eduardo Bezerra Fialho e Pe. Mariano Rocha Matos. Este último, afastado das atividades paroquiais por motivos de saúde, foi substituído primeiramente pelo Pe. Clairton  Alexandrino de Oliveira e posteriormente pelo Pe. Raimundo Nonato de Oliveira Neto, em cuja administração os paroquianos viram realizado  seu grande sonho: de que sua paróquia tivesse sede própria.

Hoje, nossa Igreja - Matriz, inaugurada (após a reforma), no dia 18 de setembro de 2001, tornou-se referência para toda a cidade de Fortaleza.

PERÍODO DO NOVENÁRIO E FESTA DO PADROEIRO
de 18 a 27 de setembro

HORÁRIO DE MISSAS IGREJA MATRIZ
Segunda: - 6h30min e 17h30min.

Terça a Sexta: 6h30min, 11h30min, 17h30min e 19h.

Sábado:  6h30min, 12h e 17h.

Domingo: 6h30min, 9h, 11h30min, 17h e 19h.

CONDOMÍNIO JARDIM ALDEOTA
Sábado: 19h – (em frente a Gerardo Bastos na Av. Barão de Studart)
Entrada pela Soriano Albuquerque Nº3103